quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Os Inventores do Tênis.

Era uma vez dois irmãos, Adolf e Rudolf Dassler. Eles trabalhavam juntos na fabriqueta Gebrüer Dassler Schuhfabrik (“fábrica de sapatos dos irmãos Dassler” em alemão). Os negócios iam bem pois Adolf era um artesão nato e Rudolf tinha grande talento para vendas. Porém, por serem muito diferentes, eles não se suportavam. Mas nos negócios a união era um sucesso. Tinham criado um tênis mais leve e anatômico e essa invenção estava deixando-os riquíssimos e somente por isso toleravam um ao outro.

Mas, em 1943, a cidade de Herzogenaurach na Alemanha, onde moravam, foi bombardeada pelos Aliados. Adolf, nazista, ao encontrar a família do irmão comentou: “Os sujos bastardos voltaram”. A esposa de Rudolf ouviu e “vestiu a carapuça”. Depois disso os irmãos se separaram de vez. Rudolf saiu da Gebrüer Dassler Schuhfabrik e Adolf aproveitou que era único dono dela agora e mudou o nome para ficar mais pessoal. Adi, seu apelido, mais Dassler, seu sobrenome, virou Adidas.

Seu irmão, Rudolf, não ficou pra trás. Criou outra fábrica chamada “Ruda”, que mais tarde foi batizada de nada mais nada menos que Puma.

Vi na “Super Interessante”

Um comentário:

Fernando Kobaia disse...

Sabia que tinha algo bom atras da historia delas